lunedì 21 luglio 2008

Em minha vida tudo vira cordel!


Vejam a minha avaliação cordelística sobre uma capacitação para grupos de teatro em Andorinha!


Atrizes e atores presentes

utilizo este papel

e registro este momento

com este simples cordel

pois eu soube deste evento

quando estive em um bordel


Eu entrei por acaso

no cabaré da Regina

que antes era na BR

e mudou pra uma esquina

"Tu nem vai pra Andorinha

vai ficar aqui menina?"


Uma bicha arretada

que não digo nem a pau

disse:-"Lá em Andorinha

é que deve tá legal

pois tem um curso porreta

de direção teatral"


Meio sem acreditar

no que a pessoa diz

fu falar com Benedito

lá na Casinha Feliz

e se vocês querem saber

eu vim aqui porque eu quis


pois disseram que o curso

era bom pra valer

"mas que infelizmente

não tem vaga pra você

e ainda se espataram

"Como tu fo saber?"


Bem feito para você

que não é de nosso grupo

agora vá fazer cordel

com essa cara de luto

domingo eles tão de volta

e ai te contam tudo


Eu me atropelei toda

limpei minha cara de pau

peguei a minha barraca

e vejo que não fiz mal

-Vou ver qual é a de mermo

da direção teatral


Quando avistei a serra

vi que estava em Andorinha

sem vaga,sem inscrição

sem dinheiro mas eu vinha

vindo de inxerida

era a certeza que eu tinha


Para encontrar o encontro

procurei uma solução

pois fazer fofoca é fácil

mas custa uma informação

é como achar a verdade

em tempo de eleição


Descobrir qu o tal curso

da suspeita direção

era parte de um projeto

de ter capacitação

com Vinícios professor

que era uma tentação


Agora veja no que deu

esta capacitação

montaram uma montagem

mais que filme de ação

todo mundo bem perdido

procurando solução


Aconteceu uma festa

cheinha de confusão

foi numa segunda feira

o melhor feriadão

veio gente de Bonfim

de Andorinha e Região


Um molequinho qualquer

residente em Andorinha

com apenas cinco anos

pouca idade ele tinha

mas todo mundo o conhece

como um tal de trombadinha


era sobrnho de milena

e primo de Mileninha

era o puxador de carro

mais esperto de Andorinha

roubou um relógio de ouro

e outro relógio de bolinha


as figuras desta história

não eram o que parecia

o vendedor de picolé

cocaína produzia

e tem um policial

vendedor de melancia


um detetive que responde

-Não vi nada,não sei não

um cantor sacaneando

Com astofo Zé do pão

e um jegue morto por acaso

por um vermelho fuscão


Baiana de acarajé

Rapariga,cartomante

tiro,roubo,desespero

história mirabolante

recém nascido virou irmã

caindo da roda gigante


no desenrolar de tudo

até jegue apareceu

e como jegue tem sorte

logo logo ele morreu

e tudo que é personagem

nesta história se vendeu


E eu estive aqui

uma vaga a ocupar

quando os grupos resolveram

então se capacitar

eu vim aqui simplismente

para em cordel registrar


Eu vou mandar meu projeto

pra Fundação Cultural

para cobrir a despesa

do grupo individual

e nos eventos que vierem

terei vaga especial

2 commenti:

Anonimo ha detto...

minha amiga gilmara
parabéns pelo cordel
você revoluciona
não apenas no papel
mas na atitude guerreira
de quem chegará ao céu.

tem coragem pra enfrentar
as máfias que aparecem
da educação e cultura
coisas que lhe apetecem
e no fim mostra a verdade
que ninguém jamais esquece.

abreijos
jotacê

Anonimo ha detto...

êta Mulé retada!!

Parabéns Anastacia pela força, talento e determinação na nossa rica e exuberante literatura!! Nosso cordel precisa de gente assim, mulher especial e guerreira da rima, operária da palavra lapidada com suor e beleza rimada!
Sou um amigão de Guegueu e admirador da sua obra. Agora , sou admirador da obra de Anastacia tb!

Imenso abraço e inté + v!

Cego zézim
Ps: O sérgio Bahialista leu tb e mandou um imenso abraço pa tu e faz das minhas palavras, as dele tb!